A saúde do Brasil.
O nosso ofício

Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil

ALFOB NOTÍCIAS

SONY DSC

Vital Brazil assina novas PDPs com Ministério da Saúde

Instituto produzirá outros quatro oncológicos para serem distribuídos pelo SUS

No final de março, o Instituto Vital Brazil assinou termo de compromisso com o Ministério da Saúde para quatro novas Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs), para a produção dos medicamentos oncológicos Capecitabina, Dasatinibe, Erlotinibe e Hidroxiureia.

“As novas PDPs significarão um largo passo ao Instituto e um aumento no nosso portfólio de oncológicos, já que se tratam de quatro medicamentos utilizados no tratamento de diferentes tumores”, explica Edimilson Migowski, presidente do Instituto. A produção destes quatro oncológicos será realizada pelo Instituto Vital Brazil em parceria com os laboratórios EMS e Globe Química. O Instituto Vital Brazil já produz, por meio de PDPs, a Rivastigmina, utilizada no tratamento de Alzheimer, e o oncológico Imatinibe, que combate a leucemia mieloide crônica.

As Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP) são resultado da estratégia do Governo Federal para integrar setores públicos e privados, a fim de estimular a fabricação de medicamentos no Brasil e, assim, fortalecer o Complexo Industrial da Saúde. “As PDPs são um avanço no campo da saúde, estimulam a independência em relação aos importados e ainda reduzem custos para o Ministério As PDPs tem como objetivos a nacionalização da tecnologia de produção, redução dos custos e a independência de importação de medicamentos distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica Migowski.

Sobre os medicamentos

Capacitabina – O Capecitabina será fabricado em comprimidos de 150 e 500mg. O medicamento é indicado para o tratamento dos cânceres de mama, o colorretal e o gástrico. Segundo dados das Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Ministério da Saúde, o câncer da mama é o tipo de câncer mais incidente entre as mulheres em todo o mundo, seja em países em desenvolvimento ou em países desenvolvidos. Dados do Instituto Nacional de Câncer, de 2014, estimava que o Brasil teria 57.120 casos novos de câncer da mama, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres.

Já o câncer de cólon e reto abrange tumores malignos do intestino grosso. Tanto homens como mulheres são igualmente afetados, sendo uma doença tratável e frequentemente curável, quando localizada no intestino (sem extensão para outros órgãos). O carcinoma epidermóde do reto é uma doença rara e agressiva.

No Brasil, o câncer de estômago é o quarto mais frequente entre os homens e o sexto mais frequente entre as mulheres, segundo dados do INCA. Em ambos os sexos, a incidência aumenta a partir de 35-40 anos e em intensidades diferentes. A incidência desse tipo de tumor vem diminuindo, mas a taxa de mortalidade permanece alta.

Dasatinibe – O medicamento será fabricado em comprimidos de 20, 50 e 100mg e é utilizado no tratamento de Leucemia Mieloide Crônica (LMC). Conforme dados do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, trata-se uma doença mieloproliferativa caracterizada pelo acúmulo excessivo de células mieloides de aparência normal. Ela ocorre com uma incidência anual de 1 a 1,5/100.000 habitantes, afetando principalmente adultos, entre 50 e 55 anos. No Brasil, em 2012, foram registrados 81.001 procedimentos de quimioterapia de LMC do adulto, no Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS, apontando para uma prevalência anual de cerca de 10.125 casos desta doença.

Erlotinibe – O Erlotinibe será produzido em comprimidos de 25, 100 e 150mg. É indicado para o tratamento de câncer de pulmão, doença que é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Em 90% dos casos diagnosticados, está associado ao tabagismo. Altamente letal, a sobrevida média cumulativa total em cinco anos varia entre 13% e 21% em países desenvolvidos e entre 7% e 10% nos países em desenvolvimento. No Brasil, entre 2005-2009, foi o tipo de câncer que mais fez vítimas entre os homens e foi o segundo mais letal entre as mulheres.

Hidroxiureia – A Hidroxiureia será produzida em cápsulas de 500mg. É utilizada em pacientes com Doença Falciforme (DF), mas também é indicada para tratamento de doenças neoplásicas e leucemia mieloide crônica, psoríase e policitemia vera. A Doença Falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns no mundo. As pessoas com doença falciforme podem apresentar sintomatologia importante e graves complicações. De acordo com o Programa Nacional de Triagem Neonatal, no Brasil nascem cerca de 3.500 crianças por ano com Doença Falciforme ou 1/1.000 nascidos vivos e 200 mil portadores do traço falciforme.

A leucemia mielocítica crônica pode afetar pessoas de qualquer idade ou sexo, mas é mais comum em adultos com 40 a 60 anos de idade. Já o melanoma é um tumor maligno que se origina a partir das células que produzem a melanina, pigmento do nosso corpo. Essa doença representa apenas 3% dos casos de tumores malignos – e, mesmo assim, é uma das mais perigosas, pois possui um alto nível de letalidade.

O Instituto

O Instituto Vital Brazil é uma instituição de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro, ligada à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros, um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos e produtor de medicamentos estratégicos para o Ministério da Saúde.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Vital Brazil (comunicacao@vitalbrazil.rj.gov.br / comunicavitalbrazil@gmail.com)