A saúde do Brasil.
O nosso ofício

Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil

Fotosrelatoriolafepe-1 (1) 1

A Rede pública de Laboratórios Oficiais

Os 21 Laboratórios Farmacêuticos Oficiais Associados à ALFOB constituem uma rede fabril e logística que assegura as condições para o Sistema Único de Saúde – SUS atender às necessidades de saúde da população brasileira.

Eles são fornecedores de fármacos para o tratamento de câncer, hepatite viral, hipertensão e diabetes, tuberculose, hanseníase e malária, com uma capacidade potencial de seis bilhões de unidades farmacêuticas por ano. 

São os Laboratórios Farmacêuticos que abastecem as unidades de saúde com 100% da demanda pelos 15 diferentes tipos de soros disponibilizados pelo SUS: os antipeçonhentos, antitetânico, antirrábico, antibotulínico e diftérico.

Os Associados ALFOB produzem aproximadamente 300 milhões de doses de vacina por ano, atendendo à maioria do elenco do Programa Nacional de Imunização – PNI (o maior do mundo), inclusive com as doses para imunizar contra os influenzavírus e os coronavírus.
Também atendem a mais de 50% da demanda por medicamentos para Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST e HIV/aids e produzem cerca de 30 reativos para diagnóstico (kits) para doenças transmissíveis. 

Laboratórios Farmacêuticos Oficiais Associados à ALFOB constituem-se em referência para pesquisa, desenvolvimento e inovação e já industrializam mais de 100 produtos por meio de transferência tecnológica pelas Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs).
O conjunto dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais Associados à ALFOB emprega uma força de trabalho formada por cerca de 8.500 profissionais, dos quais quase 600 são mestres e 500 doutores. Realizam pesquisas, desenvolvimento e inovação com reconhecimento internacional em áreas como farmacotécnica, síntese de fármacos, vacinas e biofármacos, métodos analíticos, entre outras.

Ao colocarem a serviço do SUS toda essa capacidade produtiva e tecnológica, exercem a importante função de reguladores de preço no mercado farmacêutico e são fundamentais para as políticas públicas de atendimento às Doenças Negligenciadas e as Drogas Órfãs.

Laboratórios Farmacêuticos Oficiais Associados à ALFOB mantêm programas de graduação e pós-graduação, cursos de extensão e atuam como campos de estágio acadêmicos.

Quanto à natureza jurídica, podem ser órgãos públicos, fundações públicas e privadas, autarquias, sociedades de economia mista ou empresa pública, podendo ser vinculados a governos estaduais ou federal, universidades ou às forças armadas.