Na semana passada, o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (Nuplam) atingiu os primeiros 10 mil litros de álcool 70% dos 55 previstos para os próximos cinco meses. Material já está sendo repassado para redistribuição em hospitais e unidades de saúde do estado, como antecipado, antes do início da produção, na primeira semana de abril.
Produção de álcool 70% nas instalações do NUPLAM, em parceria com governo do estado, já foram iniciadas, com o objetivo de ajudar a suprir demanda criada pelo surto do novo coronavírus (Covid-19).
Com a recente escassez do produto no mercado, o NUPLAM inicia produção que está estimada a atingir 55 mil litros em cinco meses. Sendo assim, planeja-se ser entregue, à cada mês, 11 mil litros de álcool 70% para unidades da UFRN e Secretaria de Saúde, que então serão distribuídos nos hospitais e unidades de saúde do Rio Grande do Norte.
O produto será feito de forma líquida nestes primeiros lotes, devido a falta de matérias-primas necessárias para a composição do gel. Enquanto tenta-se importar o polímero essencial para sua produção em gel, os servidores do NUPLAM trabalham na manipulação e diluição do álcool que é tão importante no processo de eliminação do vírus que pode estar presente nas mãos e em superfícies. “Estamos movimentando todos os esforços para assegurar essa produção com intenção de minimizar os efeitos dessa pandemia”, afirma a professora Lourena Mafra, vice-diretora do Nuplam.
A matéria prima que se faz necessária para o processo de produção do álcool 70% é oriunda de doações ou compras compartilhadas pela UFRN e o Governo do Estado.
Fonte: NUPLAM