A saúde do Brasil.
O nosso ofício

Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil

ALFOB NOTÍCIAS

materia encontro

I Encontro dos Laboratórios Oficiais vai marcar os 40 anos de fundação da ALFOB

Natal, a capital do Rio Grande do Norte, foi selecionada para sediar o evento que deve reunir 170 participantes, de 14 a 16 de agosto, no Praiamar Hotel & Convention

 

No ano em que a ALFOB comemora 40 anos de sua fundação, a cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, foi escolhida para sediar o I Encontro dos Laboratórios Oficiais do Brasil, que será realizado nos dias 14, 15 e 16 de agosto de 2024, no Praiamar Hotel & Convention, que fica em Ponta Negra.

A seleção da capital potiguar foi uma decisão unânime dos 22 Laboratórios Associados à ALFOB, reunidos em assembleia realizada em Brasília. De acordo com a Diretoria da ALFOB, o objetivo dos Encontros dos Laboratórios Oficiais, que serão realizados bienalmente, é tanto prestigiar os Laboratórios Associados quanto estimular um maior conhecimento recíproco de suas equipes, estruturas produtivas, de ensino e inovação, que estão presentes em oito diferentes estados brasileiros.

Natal é onde está sediado o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos – Nuplam, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Mesas Redondas

A partir da temática “A Estratégia para o Desenvolvimento do Complexo da Saúde e os Laboratórios Oficiais: avanços, desafios e perspectivas”, a expectativa da Diretoria da ALFOB é que até 150 pessoas inscrevam-se para o evento, que também irá contar com diversos convidados, totalizando em torno de 170 participantes previstos.

São aguardados para o I Encontro gestores, assessores e equipes profissionais dos Laboratórios Oficiais, membros das Comissões Técnicas de Política da Qualidade e de Aquisição de Bens e Serviços da ALFOB, convidados dos setores público e privado e patrocinadores que apoiam a sua realização.

No dia 15 de agosto, a partir das 9h, serão oferecidas três mesas redondas (veja a seguir e a programação completa aqui) e, em paralelo, serão realizadas Oficinas de Trabalho das Comissões Técnicas da ALFOB.

Na Plenária Final do Encontro, as Comissões irão apresentar o resultado das suas oficinas, bem como será deliberada a Programação do II Congresso dos Laboratórios Oficiais, que será realizado em 2025.

Também será aprovada a “Carta de Natal”, documento com diretrizes de políticas públicas para o desenvolvimento do Complexo da Saúde.

Como parte integrante da Programação em Comemoração aos 40 anos da ALFOB, após a Solenidade de Abertura e Palestra Magna, serão entregues aos homenageados a “Comenda de Honra ao Mérito 40 Anos de Fundação da ALFOB”, seguido de um Coquetel de Boas-vindas.

Mesa I – Governança, Integridade e Compliance:  avaliação do diagnóstico e dos planos de ação, de 9h às 10h45. De 11h às 12h30, Mesa II – Programa de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo –PDP e Programa de Desenvolvimento e Inovação Local – PDIL: avaliação, desafios e perspectivas e Mesa III – Programa para Populações e Doenças Negligenciadas, Tropicais e Transmissíveis – DNTs: avaliação, desafios e perspectivas, de 14h às 15h45.

Conheça o Nuplam

O Nuplam decorre de um processo que se inicia em 1972 com a criação do Núcleo Industrial Químico Farmacêutico (Niquifar), transformado posteriormente em Fundação Universitária do Alimento e do Medicamento (Funam) e vem assumir a atual designação de Nuplam a partir do ano de 1991.

Vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, ocupa no Campus Universitário área aproximada de 27.000 metros quadrados, utilizada para a produção de medicamentos e a oferta de estágios supervisionados a diversos cursos universitários.

Desde 1999, o Nuplam disponibiliza a sua linha própria de medicamentos básicos para o Sistema Único de Saúde – SUS e, a partir de 2003, também conduz linhas de pesquisa e extensão universitária em parceria com cursos de graduação da UFRN, tais como Farmácia, Engenharia de Produção, Química e outros.

O Nuplam atua a partir da seguinte missão: “Desenvolver e transferir conhecimento na área farmacêutica, produzindo medicamentos com qualidade, segurança, eficiência e eficácia terapêutica, visando o fortalecimento da formação acadêmica e a promoção da saúde pública”.

Saiba mais:

 https://nuplam.ufrn.br/