A Presidência será exercida por Jorge Souza Mendonça (Farmanguinhos) e o Vice-Presidente será Djalma Dantas (Lafepe)
A chapa única inscrita para a Diretoria que irá conduzir a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil – ALFOB no mandato 2024 e 2025 foi eleita por aclamação na Assembleia-geral realizada em Brasília-DF, no dia seis de dezembro. Na foto acima, da esquerda para a direita: o diretor Celso Kloss, o presidente Jorge Mendonça, a diretora Luciana Silveira e o vice-presidente Djalma Dantas.
Com uma composição plural que reflete a diversidade dos Laboratórios Associados, a Direção da ALFOB será presidida pelo farmacêutico Jorge Souza Mendonça, diretor do Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz – Farmanguinhos/Fiocruz.
O Vice-presidente será Djalma Lima de Oliveira Dantas, diretor Comercial do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco – Lafepe.
Irão compor a Diretoria Luciana Souza da Silveira, titular de Administração e Finanças da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia– Hemobrás e Celso Romero Kloss, presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar.
O Conselho Fiscal será composto pela presidenta da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos – Bahiafarma, Ceuci Nunes, por Luiz Castello-Branco, diretor da Fundação Ataulpho de Paiva – FAP/RJ e pelo diretor de Pesquisa Clínica do Instituto de Pesquisas em Fármacos e Medicamentos da Universidade Federal da Paraíba – IpeFarM, Rui Oliveira Macêdo.
Os membros do Conselho Fiscal (da esquerda para direita): Rui Macêdo, Ceuci Nunes e Luiz Castello-Branco.
O presidente da ALFOB, Jorge Souza Mendonça, é graduado em Farmácia e mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, além de possuir MBA em Gestão Industrial pelo Grupo de Produção Integrada da COPPE/UFRJ. Ele foi diretor da ALFOB no período 2022 a 2023.
O Vice-presidente, Djalma Dantas, possui formação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, com especialização em Bioquímica e pós-graduação em Consultoria Organizacional pela Fundação de Ciências da Administração de Pernambuco – FCAP.
Apoio à produção e inovação
A diretora Luciana Souza da Silveira é graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Uneb/DF, com pós-graduação em Gestão Industrial Farmacêutica (Estácio/RJ), Regulação de Saúde Suplementar e Gerência de Saúde, ambas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ e mestre em Saúde Pública (Fiocruz/RJ).
O diretor Celso Kloss é formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela University of Georgia (EUA).
O presidente da ALFOB, Jorge Souza Mendonça, afirmou que assume com a certeza de que o grande desafio de liderar a ALFOB será superado com a atuação conjunta dos diretores eleitos, dos colegas da diretoria anterior e de todos os Laboratórios Associados. Segundo ele, a gestão da ALFOB irá persistir na busca do fortalecimento do Complexo da Saúde, que é fundamental para a população que precisa do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nosso foco é apoiar os Laboratórios Farmacêuticos Oficiais na produção e desenvolvimento dos medicamentos, vacinas e produtos essenciais à saúde da população brasileira, o atendimento às doenças negligenciadas e transmissíveis, assim como as terapias e imunizantes inovadores voltados para os atuais desafios tecnológicos e sanitários”, afirmou.
O vice-presidente da ALFOB e diretor Comercial do Lafepe, Djalma Dantas, destacou que a sua missão junto à nova diretoria é “dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido por esta instituição, na expectativa de ampliar todo o potencial dos Laboratórios Públicos no atendimento às mais diversas demandas do SUS”.
O vice-diretor de Gestão e Mercado do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz – Bio-Manguinhos/Fiocruz, Artur Roberto Couto, exerceu a Presidência da ALFOB por duas gestões consecutivas. Ele agradeceu aos colegas da Diretoria da ALFOB e aos dirigentes dos Laboratórios Associados pelo apoio irrestrito nos quatros anos em que conduziu a Associação.
“O fortalecimento e o reconhecimento alcançados pela nossa Associação é resultado da participação de todos os Laboratórios Associados. Esta eleição demonstra a união que conseguimos construir em torno dos objetivos estratégicos comuns a todos os Laboratórios Púbicos. Continuaremos juntos, contribuindo para construir uma Governança Colaborativa e estabelecer o Marco Legal para os Laboratórios Farmacêuticos Oficiais, missão para a qual esperamos contar com apoio governamental para desenvolver cada vez mais a Rede Pública de Produção do SUS”, disse.