Encontro no RJ fortalece atuação conjunta das duas Comissões Técnicas da Associação.
Já está disponível para download na Biblioteca Virtual da ALFOB o Guia de Revisões Gerenciais, primeira publicação da Comissão Técnica de Políticas da Qualidade, que foi criada no I Congresso dos Laboratórios Oficiais de 2023 como órgão de assessoria à Diretoria da Associação. (Na foto acima, reprodução do Guia e participantes do recente Encontro das Comissões Técnicas, no RJ).
Elaborada com base na Resolução de Diretoria Colegiada No 658, de 30 de março de 2022 e no Procedimento Operacional Padrão de Revisão Gerencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária-Anvisa, com adequação às necessidades e demandas dos Laboratórios Oficiais, o Guia atende não somente eles como as demais indústrias farmacêuticas e farmoquímicas em seus desafios de gestão do Sistema da Qualidade Farmacêutica.
O Guia pode ser baixado pelo link a seguir e também pelo QR Code na imagem acima: https://alfob.org.br/biblioteca-alfob/
A presidente da Comissão Técnica de Políticas da Qualidade, farmacêutica Narayanna Martins Dantas, afirma que ele oferece aos gestores, gerentes e equipes técnicas um roteiro que serve de suporte para abordar a dimensão da qualidade como componente fundamental do compliance na indústria farmacêutica.
Integrante da equipe de Garantia da Qualidade na Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia – Hemobrás, ela esclarece que o desafio de promover o engajamento do nível diretivo e gerencial foi uma das prioridades para os quase 30 membros da Comissão.
A vice-presidente, Wanessa Cristine Costa Bandeira, da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos – Bahiafarma, ressalta que, derivado dos esforços de meses de trabalho virtual e presencial, o Guia adicionalmente inclui sugestões de indicadores eleitos pela Comissão como “mínimos essenciais”, com objetivo de harmonizar o monitoramento do Sistema da Qualidade Farmacêutica, considerando as necessidades em comum entre os diversos Laboratórios Oficiais.
Ao parabenizar, em nome da Diretoria, a Comissão de Políticas da Qualidade pelo Guia, o presidente da ALFOB, Jorge Souza Mendonça, assegurou que a produção de publicações pelas Comissões Técnicas conta com todo o apoio da Diretoria da Associação.
Também diretor do Instituto de Tecnologia em Fármacos – Farmanguinhos/Fiocruz, Mendonça esclarece que “os estudos técnicos e econômicos, formação e atualização profissional” são objetivos previstos pelo Estatuto da ALFOB.
¾ A produção técnica e científica está totalmente integrada ao desenvolvimento do Programa de Aprimoramento da Governança, Integridade e da Gestão Produtiva dos Laboratórios Oficiais que vem sendo conduzido em parceria estratégica pela ALFOB e Ministério da Saúde e no qual o Sistema de Qualidade é uma das seis dimensões analíticas dos Níveis de Maturidade das instituições.
O presidente da ALFOB afirma que, na mesma linha, o II Congresso dos Laboratórios Oficiais que será realizado em Salvador (BA), no ano de 2025, terá como um dos seus eixos estratégicos a atualização tecno-científica, com as Comissões Técnicas exercendo decisiva contribuição na definição de conteúdos a serem ofertados nas oficinas e mesas redondas aos laboratórios associados.
Encontro das Comissões
As duas Comissões Técnicas da ALFOB reuniram-se pela primeira vez, no final do mês de novembro. Os objetivos do encontro foram avaliar a trajetória cumprida, integrar a atuação, traçar planos conjuntos e elaborar propostas a serem levadas à Comissão Organizadora do II Congresso dos Laboratórios Oficiais.
A Comissão de Aquisição de Bens e Serviços considera que o percurso cumprido pela equipe amadureceu a definição dos conceitos que irão nortear a criação do Selo ALFOB de Certificação da Qualidade de Fornecedores, objetivo estratégico da equipe.
Coordenada no encontro pela vice-presidente, a bióloga Maria Aparecida Galvão, da Fundação Ezequiel Dias – Funed, a Comissão elencou como conquistas o mapeamento dos processos de aquisições e a indicação de sugestões para reduzir falhas, bem como a discussão da legislação vigente e seus impactos para a governança dos Laboratórios Oficiais.
O grupo também avaliou como muito positiva a criação de uma Área Restrita no site da ALFOB, permitindo a gestão de documentos, compartilhamento de informações e a confidencialidade de dados.
Cooperação e auditorias
As próximas etapas do planejamento da Comissão são a formalização de Termos de Cooperação entre Laboratórios Oficiais e a ALFOB e a constituição de uma Equipe de Auditoria ALFOB, para atuar de forma integrada na avaliação de fornecedores e na padronização das especificações técnicas em apoio aos processos de compra de insumos, materiais e serviços.
A Comissão de Políticas da Qualidade, além do Guia de Revisões Gerenciais, iniciou a produção de outras duas publicações, ambas já em processo de revisão. A primeira será direcionada aos Dirigentes dos Laboratórios Oficiais e a outra irá abordar a elaboração e a revisão das Políticas da Qualidade.
A produção de conteúdos para treinamento e a organização de um calendário de qualificação das equipes técnicas também são outras metas da Comissão.
O secretário-executivo da ALFOB, Luiz Marinho, avalia como extremamente assertiva a decisão do I Congresso pela constituição das Comissões Técnicas, que, em sua avaliação, vem “superando” todas expectativas.
Presente ao Encontro no Rio de Janeiro, ele considera que o objetivo de integrar as equipes foi atingido, o que potencializa o alcance das suas ações.
De acordo com Marinho, o corpo técnico dos Laboratórios Oficiais é de reconhecida qualidade técnica.
Para ele, o compartilhamento dessa massa crítica e de informações estratégicas será um passo decisivo para apoiar o processo de amadurecimento da governança dos Laboratórios Associados no transcurso da Estratégia de Desenvolvimento do Complexo da Saúde.