A saúde do Brasil.
O nosso ofício

Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil

ALFOB NOTÍCIAS

materia

ALFOB comemora 40 anos com adesão de dois novos associados

Associação do IBMP e NUTES fortalecem ainda mais a Associação no cenário nacional.

Com a adesão do Instituto de Biologia Molecular do Paraná – IBMP e o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde da Universidade Estadual da Paraíba – NUTES/UEPB, a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil – ALFOB passa a representar 22 instituições que compõe a Rede Pública de Produção, Ensino, Pesquisa e Inovação Tecnológica.

De acordo com o presidente Jorge Souza Mendonça, a incorporação de novos Laboratórios Oficiais Associados reveste-se de uma relevância ainda maior no momento em que a ALFOB alcança sua maturidade institucional, comemorando 40 de fundação.

“Os novos associados são um importante indicador de que o trabalho realizado pela Associação vem sendo reconhecido, valorizado e que precisa ser fortalecido”, afirma.

Segundo ele, as novas adesões também sinalizam o anseio dos Laboratórios Oficiais em ocupar espaço crescente como produtores e desenvolvedores de tecnologias terapêuticas, diagnósticas, insumos estratégicos e outros produtos para a saúde.

– A representação exercida pela ALFOB contribui para que as instituições públicas se consolidem como componentes estratégicos ao SUS. Constituindo-se como o mais robusto parque fabril e tecnológico de caráter público do mundo, elas serão cada vez mais decisivas para que o Brasil reduza sua vulnerabilidade e, na condição de integrantes do Complexo da Saúde, possamos atuar como fornecedores do mercado externo, em particular dos países do Sul Global, na produção e desenvolvimento dos insumos essenciais para a saúde coletiva, em especial das populações mais vulneráveis, avalia Jorge Mendonça.

IBMP

O IBMP conta com área produtiva de 2.200m² e corpo técnico de 170 profissionais

Criado há mais de duas décadas por meio de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz e o Governo do Estado do Paraná, o IBMP atua no desenvolvimento tecnológico, inovação e produção industrial de soluções para a saúde.

Ao longo de sua trajetória, o IBMP consolidou-se como Instituição Científica e Tecnológica – ICT. Contribuindo com o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia no País, consagrou-se como integrante do Complexo da Saúde, fornecendo produtos de qualidade para a rede de saúde nacional.

Com área produtiva de 2.200m² certificada em Boas Práticas de Fabricação (BPF), o Instituto possui alta capacidade produtiva de soluções diagnósticas, nas plataformas de imunoensaios e testes moleculares. Para o desenvolvimento de novas soluções e processos inovadores, o IBMP conta com laboratórios e equipamentos de ponta, para o desenvolvimento de soluções diagnósticas, bioterapêuticos e prototipagem de dispositivos em mais de 1500m² de moderna área laboratorial totalmente voltada à inovação.

A capacidade científica, tecnológica e de inovação do IBMP sustenta-se não só por sua estrutura laboratorial e fabril, mas sobretudo pelos recursos humanos altamente qualificados nas áreas de Gestão, Produção, Qualidade, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde, contando com corpo técnico formado por cerca de 170 colaboradores, incluindo mais de 50 mestres e doutores.

Um valor fundamental do IBMP é o seu compromisso com a vida, que fica evidente nos seus esforços para deixar um planeta melhor para as gerações futuras. A sua dedicação à sustentabilidade é genuína; por meio de suas ações e engajamentos, o IBMP demonstra responsabilidade pelos impactos de suas atividades. A instituição tem se mantido firme em sua missão de fornecer soluções biotecnológicas que melhorem a saúde e o bem-estar social.

“Como novo associado da ALFOB, o IBMP se alinha a estratégia de desenvolvimento da capacidade nacional de inovação tecnológica e de produção, de modo a promover a autonomia do país para produtos e insumos de saúde, em linha com o desenvolvimento do CEIS, para mais acesso em saúde e mais dinamismo econômico”, afirma o diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa.

Pedro Ribeiro Barbosa, diretor-presidente do IBMP

NUTES – UEPB

O NUTES ocupa uma área de 1.000 m² no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UEPB, em Campina Grande-PB.

O Nutes foi viabilizado por meio de um convênio firmado entre a UEPB e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Saúde (MS) e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB).

Desde a criação, o Nutes tem como missão “atuar em Sistemas em Saúde, com excelência em inovação, tornando soluções de ponta acessíveis, gerando negócios com organizações públicas e privadas, atendendo às agências reguladoras”.

Nesta perspectiva caracteriza-se como um centro de referência com as atividades concentradas nas linhas de pesquisa, desenvolvimento, produção, inovação e prestação de serviços tecnológicos aplicada ao setor de saúde.

O objetivo é planejar e elaborar programas e projetos estratégicos visando o desenvolvimento da capacidade laboratorial para análise e avaliação da conformidade de tecnologias de saúde, serviços e sistemas médicos, prestação de serviços tecnológicos e produção de bens e serviços relacionados à saúde.

As ações são desenvolvidas por uma equipe interdisciplinar de professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, bem como profissionais de nível superior e nível técnico.

A sede administrativa está situada no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UEPB, em Campina Grande-PB, onde ocupa uma área de 1.000 m².

Nessa área estão localizados: Laboratório de Usabilidade e Fatores Humanos (LUFH), o Laboratório de Análise de Imagens e Sinais (LAIS) e o Laboratório de Tecnologias 3D (LT3D), Sense LAB, Laboratório de Gestão de Sistemas Hospitalares (LGSH), Laboratório de Instrumentação Biomédica e Ensaios Eletrônicos (LIEE), Laboratório de Computação Biomédica e Unidade de Fabricação de Dispositivos Médicos (UFDM).

Além dos laboratórios, o NUTES dispõe de uma sala de aula (miniauditório), biblioteca, secretaria, salas para professores e pesquisadores, além de uma ampla sala para reuniões.

(Produzido com a colaboração das Assessorias de Comunicação do IBMP e do NUTES-UEPB)