A saúde do Brasil.
O nosso ofício

Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil

Reativos para Diagnóstico (Kits)

Os Laboratórios Farmacêuticos Oficiais Associados à ALFOB atuam na produção de cerca de 30 reativos para diagnóstico (kits) em atendimento às demandas dos programas do Ministério da Saúde para o controle de diversas doenças, tais como: HIV/aids, sífilis, hepatites B e C, zika, dengue, chikungunya, febre Amarela, doença de Chagas, leptospirose, COVID-19, influenzas A e B, além de leishmaniose. Entender o significado de alguns termos ajuda a saber como os kits são importantes para a saúde.

 Diagnóstico in vitro é uma ferramenta que ajuda os médicos na identificação de doenças ou no controle da saúde e são realizados fora do corpo do paciente do qual se coletam amostras (sangue, urina, fezes), diferindo dos diagnósticos in vivo por esse motivo.

Produtos para diagnóstico de uso in vitro são reagentes, calibradores, padrões, controles, coletores de amostra, materiais e instrumentos. Eles são usados individualmente ou em combinação para análise de amostras derivadas do corpo humano, seguindo orientação dos seus fabricantes.

A finalidade desses produtos é gerar informações com propósitos de diagnóstico, monitoramento, triagem ou para determinar a compatibilidade com potenciais receptores de sangue, tecidos e órgãos.

Kits para diagnóstico são insumos ou conjunto de insumos usados na detecção de antígenos ou anticorpos, visando a obter um diagnóstico laboratorial para determinada doença.

 Antígenos são substâncias orgânicas, geralmente de natureza proteica que, introduzidas no organismo, provocam a produção de anticorpos. Os anticorpos são substâncias específicas de origem celular, que tornam os antígenos inofensivos.

Atualmente, os Laboratórios Farmacêuticos Oficiais Associados à ALFOB que produzem reativos para diagnóstico (kits) são o Instituto Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro, o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos – CPPI e o Instituto Tecpar, no Paraná, e o Instituto Butantan, em São Paulo.