Estudantes selecionados no Butantan representarão o Brasil na 29ª Olimpíada Internacional de Biologia

O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, selecionou quatros alunos para representar o Brasil na 29ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO, na sigla em inglês). A competição acontece em Teerã, capital do Irã, de 15 a 22 de julho.

Os alunos Julia Alexsandra Galiza Soares (SP), Samuel Maia de Carvalho (CE), Amarylis Lins Torres (PE) e Pedro Henrique Silva De Oliveira (CE) foram os quatro primeiros colocados na Olimpíada Brasileira de Biologia que vão representar o país.
“São jovens muito dedicados, que desde o início, se mostraram interessados e comprometidos. Estamos muito orgulhosos de ver toda a caminhada deles”, conta a pesquisadora do Butantan e coordenadora da Olimpíada Brasileira de Biologia, Sonia Andrade.
Escolhidos entre cerca de 50 mil estudantes do Ensino Médio de todo o país, público e privado, os alunos participaram de três fases da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Na última etapa, tiveram capacitação intensiva nos laboratórios Especial de Coleções Zoológicas e Didático do Instituto Butantan, com atividades práticas que envolveram biologia molecular, biologia celular, bioinformática, química de proteínas e zoologia. Além disso, os estudantes vivenciaram a plataforma Zebrafish.
O Instituto participa da capacitação desde 2014 e em 2017, o Butantan coordenou pela primeira vez as três etapas da Olimpíada Brasileira de Biologia, com apoio do CNPq, Fapesp Cetics e Bio-Rad.
Elaborada pelo Butantan, a prova da 3ª fase foi validada pela equipe externa da professora Adriana Florentino de Souza do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI), da Universidade Católica de Santos.​​