O Instituto Butantan recebeu na última terça (6), o Prêmio DuPont de Segurança e Saúde do Trabalhador 2018, que teve mais de 100 empresas e instituições inscritas de todo o Brasil. O projeto do IB ficou em 1º lugar na categoria Proteção Química Voltada a Colaboradores.
O projeto premiado diz respeito à adoção de macacões descartáveis para os colaboradores das fábricas, que foi promovida pela equipe da área industrial, com o apoio da Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (SMA). Essa mudança tornou o processo de produção mais seguro para os colaboradores. Antes as equipes usavam vestimentas laváveis que se desgastavam com o tempo, não garantindo a efetiva proteção.
Para a engenheira ambiental de segurança e do trabalho, Vanessa Vilches, que é gerente de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente do IB e que idealizou e coordenou a implantação do projeto de sustentabilidade, o prêmio foi uma forma de reconhecimento e que traz visibilidade ao trabalho realizado no IB, além de reforçar a notável capacidade e engajamento das equipes envolvidas. “Para mim foi um prazer contribuir com esse projeto, pois além de ser uma realização profissional também proporciona visibilidade para a instituição e para as equipes envolvidas. Poder contribuir na área de segurança do trabalho e meio ambiente em uma instituição como o Butantan é desafiador e motivador, e agradeço a todos que apoiaram desde a Diretoria até os colaboradores das áreas na operação do referido projeto”, diz Vanessa.