Biomanguinhos – 300 mil testes rápidos entregues

A produção de testes rápidos para o diagnóstico da COVID-19 em Bio-Manguinhos não para, e tampouco seu apoio às ações de vigilância epidemiológica do Governo. Para atender às solicitações do Ministério da Saúde, o Instituto forneceu, nos meses de setembro e outubro, um total de 303.780 reações. Os testes são enviados diretamente aos órgãos, como prefeituras, secretarias de saúde e outras instituições, seguindo as indicações do Ministério da Saúde.

O produto

O teste rápido para COVID-19, TR DPP® COVID-19 IgM/IgG – Bio-Manguinhos, é um teste imunocromatográfico numa plataforma de duplo percurso diferenciada. A tecnologia empregada nesse teste é uma evolução do teste rápido de fluxo lateral e consiste em um duplo teste de duplo percurso. Esta evolução tecnológica garante a ampliação dos níveis de sensibilidade e especificidade ao separar o processo de ligação antígeno-anticorpo do processo de revelação, com resultados confiáveis.

Seu uso é adequado em algoritmos de múltiplos testes para suporte ao diagnóstico da infecção pelo vírus Sars-CoV-2. Uma vantagem desta plataforma é a leitura eletrônica do resultado por meio de um equipamento de pequeno porte chamado microleitor. Com a utilização do microleitor, é eliminada a subjetividade de leitura e diminuída a possibilidade de erro humano, além de possibilitar o registro automático e tratamento dos dados em computador, que pode ser incorporado ao leitor.

O teste de duplo percurso diferenciado também possui vantagens adicionais aos testes rápidos tradicionais: utilizando apenas uma amostra é possível realizar duas reações independentes simultaneamente. Esse paralelismo permite a detecção diferenciada de IgM e IgG, a partir da mesma amostra.

 

Acesse o especial sobre coronavírus do site de Bio-Manguinhos

 

Jornalista: Rodrigo Pereira. Imagem: Bernardo Portella.

Fonte: Biomanguinhos